Pressione Enter

Como escolher um fundo de investimento?

 

Perguntas frequentes:

Qual a diferença entre Fundos Abertos e Fundos Fechados?  
Fundos Abertos
Nos fundos abertos os investidores podem realizar novos aportes ou resgates a qualquer momento. Entretanto, vale lembrar que o administrador do fundo pode eventualmente fechá-lo para novas aplicações.

Fundos Fechados
Os fundos fechados não recebem novos investidores a qualquer momento, e o resgate também não pode ser realizado em qualquer período como em um fundo aberto. Entretanto, muitos fundos fechados são listados em bolsa de valores. Assim o investidor pode comprar ou vender cotas via mercado secundário.

O que é aplicação inicial em fundos? 
A aplicação inicial é o valor mínimo necessário para se investir em um determinado fundo de investimento. Em alguns casos, pode ser considerado o saldo global (saldos dos investimentos já existentes no Banco Santander), não sendo necessário aplicar o valor da aplicação inicial indicada para cada fundo.

O que é resgate mínimo em fundos? 
O resgate mínimo é o valor mínimo aceito para solicitar um resgate no fundo de investimento.

O que é cota? 
Uma cota é uma fração de um fundo de investimento. O somatório de todas as cotas compradas pelos investidores resulta no valor do patrimônio de um fundo de investimento. O valor da cota é resultante da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas existentes.

Quanto tempo demora para o fundo pagar um resgate? Onde eu encontro essa informação? 
As regras de movimentação dos fundos se encontram no regulamento, lâmina de informações essenciais e ficha comercial do produto.
Os fundos possuem regras de cotização e liquidação que variam para cada tipo de movimento, aplicação ou resgate.
No caso das aplicações primeiro ocorre a liquidação (ou débito da conta-corrente) no ato da solicitação (desde que sejam realizadas dentro das regras de horários) e a cotização (conversão do valor financeiro em cotas) é realizada em seguida, variando de acordo com o regulamento do fundo.
Já nos resgates ocorre o fluxo inverso, pois no momento da solicitação do resgate o valor permanece gerando rendimentos no fundo até que a cota seja convertida em valor financeiro (cotização). Após a cotização do movimento ocorre a liquidação do resgate (ou crédito em conta-corrente).
Exemplo: cliente fez um resgate total de R$ 30.000,00 dentro do horário em um fundo com cota de fechamento e regra de cotização de D+29 e pagamento em D+30 no dia 01/07/2020 com previsão de cotização para a data 30/07/2020 e pagamento no dia 31/07/2020. O valor de R$ 30.000,00 estimado no dia 01/07/2020 é baseado no valor da cota do dia útil anterior (última cota disponível). Com base nessas informações, o valor de resgate só será conhecido quando a cota do dia 30/07/2020 for divulgada. Como há um intervalo entre a data de solicitação e cotização, o valor do resgate pode sofrer alterações.

O que é saldo mínimo em fundos? 
O saldo mínimo em um fundo de investimento é o valor mínimo necessário para possibilitar a permanência dos recursos no fundo.

O que é o horário de movimentação em fundos? 
O horário de movimentação em fundos de investimento indica o prazo máximo para garantir o dia da solicitação da aplicação/resgate no cálculo de conversão de cotas. Movimentações realizadas após o horário de movimentação de um determinado fundo só serão consideradas no dia útil seguinte, impactando o cálculo de conversão de cotas.

O que é a conversão de cotas?
Conversão de cotas é o nome dado ao procedimento de cálculo, seja na aplicação ou resgate, do saldo a ser considerado na movimentação. Em outras palavras, há a conversão do valor aplicado em um número de cotas ou a conversão do número de cotas em um valor resgatado.

O que é cota de abertura? 
Fundos de investimento que possuem cota de abertura permitem que se saiba o valor da cota no início do dia, sendo que seu cálculo leva em consideração o valor do patrimônio líquido do fundo (PL) do dia anterior somado a variação da taxa DI de um dia. Este tipo de cota é aplicável somente a certas categorias de fundos de investimento, como por exemplo em alguns fundos DI.

O que é cota de fechamento? 
Fundos de investimento que possuem cota de fechamento indicam que o valor da cota é calculado ao final do dia, refletindo a variação ao longo do dia dos ativos que compõem a carteira do fundo. Este tipo de cota é o mais comum em fundos de investimento.

O que é taxa de administração? 
A taxa de administração é a taxa que remunera o administrador e gestor do fundo de investimento pelos serviços prestados. Sua indicação está determinada em uma porcentagem do patrimônio líquido (PL) do fundo ao ano (% a.a). A cobrança da taxa de administração já está refletida no valor da cota do fundo, portanto não há a necessidade de provisionar recursos externos para cobrir este tipo de custo.

O que é taxa de performance? 
Caso esteja previsto no regulamento do fundo, pode ser auferia a taxa de performance, sobre o excesso de rentabilidade do fundo com relação a um determinado índice de mercado previamente definido. Por exemplo, um fundo de ações pode utilizar como índice de referência o Ibovespa, portanto sua taxa de performance (caso haja) será refletida na rentabilidade que o fundo obteve acima do índice Ibovespa. Caso a rentabilidade do fundo não supere o índice de referência, não há a cobrança da taxa de performance. Da mesma forma que ocorre na taxa de administração, a cobrança da taxa de performance já está refletida no valor da cota do fundo, portanto não há a necessidade de provisionar recursos externos para cobrir este tipo de custo.

Como funciona a linha d’água para cobrança da taxa de performance?

Segundo o “conceito” linha d’agua, a taxa de performance só pode ser cobrada se o retorno obtido no período superar o retorno da última cobrança. Essa regra permite que os gestores sejam recompensados apenas pelos ganhos excedentes aos resultados anteriores no investimento.

Onde encontro o CNPJ de um fundo? 
O CNPJ do fundo pode ser encontrado na lâmina mensal do fundo de investimento. Também é possível obter o CNPJ através do regulamento do fundo em questão.

Onde encontro o regulamento de um fundo? 
Os regulamentos atualizados são disponibilizados no site da CVM através do link regulamento fundo. A busca pode ser realizada pelo CNPJ ou pelo nome do fundo de investimento.

Por que a rentabilidade do fundo não aparece? 
Por questões regulamentais, só é permitida a divulgação da rentabilidade de um determinado fundo após o prazo de 6 meses de existência deste fundo. Entretanto, os valores das cotas são informações públicas, e podem ser consultadas no site da CVM através do link rentabilidade do fundo. A busca pode ser realizada pelo CNPJ ou pelo nome do fundo de investimento.

O que é o come-cotas? 
O come-cotas é o nome dado a antecipação do recolhimento do Imposto de Renda sobre a valorização obtida em determinados fundos de investimento. Sua cobrança se dá semestralmente (no último dia útil de maio e no último dia útil de novembro) e é incidida sobre a valorização das cotas que o fundo obteve neste período. Em sua ocorrência, ocorre automaticamente um resgate do saldo do fundo (em cotas) equivalente ao valor de IR apurado no período. Sua alíquota é regressiva com base no prazo de aplicação e na categoria do fundo, conforme a tabela abaixo:

- Fundos de Curto Prazo:
             22,5% em aplicações que permanecem por até 180 dias
             20,0% em aplicações que permanecem 181 dias ou mais

- Fundos de Longo Prazo:
             22,5% em aplicações que permanecem por até 180 dias
             20,0% em aplicações que permanecem de 181 dias a 360 dias
             17,5% em aplicações que permanecem de 361 dias a 720 dias
             15,0% em aplicações que permanecem por 721 dias ou mais

O que é IOF em fundos de investimento? 
O IOF, ou Imposto sobre Operações Financeiras, é incidido sobre o lucro na valorização das cotas em resgates realizados antes de 30 dias após a aplicação no fundo. Sua alíquota é calculada de forma regressiva, iniciando em 96% do lucro no primeiro dia após a aplicação, e diminuindo conforme o prazo se aproxima dos 30 dias, sendo zerada ao se atingir 30 dias de permanência no fundo.

O que é política de investimentos? 
A política de investimento em fundos descreve a forma como o gestor determina a aplicação dos recursos do fundo, e está descrita de forma completa no regulamento do fundo. Sua descrição engloba a classe de ativos que o fundo aplica, assim como os limites mínimos e máximos de concentração permitidos.

O que são fundos de terceiros? O que são fundos acesso?
Fundos de terceiros, fundos acesso ou fundos espelhos referem-se aos fundos de outras gestoras que distribuímos através da plataforma do Banco Santander.

O que são fundos indexados?

Um fundo indexado busca replicar o desempenho de um índice do mercado financeiro, como Ibovespa ou o S&P 500. Com o objetivo é espelhar o índice, acaba sendo uma opção mais passiva em comparação a fundos de gestão Ativa.

O que são fundos Long and Short?

Os investidores já estão acostumados com a maneira mais tradicional de ganhar dinheiro com renda variável na bolsa de valores, já que eles sabem que o ganho se dá ao comprar uma ação por um determinado valor e vendê-la por um valor superior.

Mas existe outra forma de obter rentabilidade quando o assunto é renda variável, que é através de estratégias que permitem ao investidor ganhar com a queda nas ações.  A combinação desses dois tipos de operações é chamada de estratégia “Long & Short”.

Essa combinação de pares pode ser entre empresas do mesmo setor, setores diferentes ou até mesmo em ações da mesma empresa (como ON - ações ordinárias vs PN – ações preferenciais), entretanto esse não é o único tipo de operação que os gestores costumam usar. Outra operação comum é “Carteira Long vs Carteira Short”, na qual o gestor escolhe as ações que ele mais acredita na ponta comprada (Long) e monta uma carteira vendida (Short) com as ações que ele acredita que performarão pior do que o mercado.

Mais uma estratégia comum nos fundos é onde os gestores montam uma carteira de ações comprada (Long) vs algum índice na ponta vendida (Short). A maioria dos fundos Long & Short usa uma combinação dessas 3 estratégias acima e alguns deles ainda podem possuir uma posição direcional líquida comprada ou eventualmente vendida. Assim, esses fundos que historicamente mantêm uma exposição líquida acima de um certo nível são chamados de “Long & Short Direcional” e os fundos que mantêm uma exposição líquida próxima de zero são chamados de “Long & Short Neutro”.

O que são fundos de Crédito Privado?

São fundos que investem, no mínimo 51% de seus recursos em títulos de dívida de empresas (que não são instituições financeiras), com o intuito de otimizar a rentabilidade desses fundos em comparação à renda fixa tradicional, já que possuem maior risco do que esse tipo de fundo.

O que são fundos de debêntures incentivadas?

São fundos que investem uma parte do recurso em títulos de dívida de empresas (que não são instituições financeiras) com foco em financiar projetos de infraestrutura e, por isso, os investidores desses fundos recebem um incentivo do governo e são isentos de imposto de renda sobre os lucros obtidos.

Por que os fundos de RF podem apresentar volatilidade nas cotas?

Os fundos de Renda Fixa têm os títulos de seu portfólio marcados a mercado, ou seja, com o preço que ele está valendo atualmente. E essa marcação depende de uma série de variáveis, que podem fazer esses preços flutuarem tanto positivamente quanto negativamente e isso se reflete nas cotas dos fundos.

Gestão de Fundos:

  • Administração Ativa – Neste caso, os gestores buscam superar o desempenho de um índice de referência (Ibovespa, IMA-B, IRF-M, etc). Utilizam pesquisas e análises para a tomada de decisão, buscando oportunidades de retorno acima do benchmark.
  • Administração Passiva - Nesse tipo de gestão busca-se acompanhar um índice de referência (Ibovespa, IMA-B, IRF-M, etc), sem tentar superá-lo. Isso é feito investimento nos mesmos ativos que compões o índice, em proporções semelhantes.

O que são Ágios e deságios?

  • Ágio- Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal do título de valores. Exemplo, se uma ação vale R$ 80,00 e alguém paga R$ 90,00 por ela, o ágio corresponde a R$ 10,00.
  • Deságio - Diferença entre o valor de mercado e o valor nominal de um título. Caso o valor de mercado ou valor pago seja menor que o valor nominal, a diferença é chamada deságio.

Análise Fundamentalista:

É um dos tipos de análise de ações mais difundidos no mercado, onde se avalia a situação financeira e das perspectivas de uma empresa, a fim de examinar diferentes alternativas de investimento. O intuito aqui é entender mais a fundo o modelo de negócio da companhia e tecer uma expectativa para seus resultados no médio e no longo prazo. Em outras palavras, a análise fundamentalista se dispõe a identificar o potencial de crescimento do lucro de uma empresa no futuro, já que, normalmente, isso leva suas ações a valorizar no mercado.

E para chegar à conclusão de que as ações de uma determinada empresa são um bom investimento, um analista fundamentalista considera três temas principais:

  • Análise Macroeconômica, onde se estuda o cenário macro em que a empresa está inserida. Num geral, aqui é analisado dados como PIB (Produto Interno Bruto) do país, índices de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros, entre outros.
  • Análise Setorial, onde se estuda como cada um desses dados vistos acima deveria afetar o setor daquela empresa que estamos analisando.
  • Análise da Empresa, onde se entra mais a fundo nos dados financeiros daquela empresa e como tudo isso se encaixa com as análises feitas anteriormente.

Desta forma, são construídos modelos financeiros a fim de se estimar um "preço justo" dado as perspectivas de crescimento da empresa e o cenário macro. Uma vez calculado este preço, os investidores podem ter como referência se vale a pena ou não investir em determinada empresa.

Eventos que ajustam o fundo de ações:

  • Bonificação: Remuneração paga ao acionista por conta de aumento do capital, ocorrido pela incorporação de reservas ou outros recursos, pago na proporção da quantidade de ações que detém. Pode ser em ações ou em dinheiro.
  • Subscrição: Nome dado a um direito que um acionista tem quando uma determinada empresa aumenta o seu capital social. Se a empresa emitir novas ações ao mercado, os acionistas atuais ainda possuem a preferência de compra delas no mercado secundário.
  • Juros sobre capital próprio - (JSCP) é uma das formas de uma empresa distribuir o lucro entre os seus acionistas, titulares ou sócios (a outra é sob a forma de dividendos).

Tipos de desempenho de ações:

  • outperform: desempenho acima da média de mercado;
  • underperform: desempenho inferior à média de mercado;
  • Market perform ou peer perform: é o mesmo que um desempenho neutro ou uma performance mediana;

O que são rentabilidades:

  • Rentabilidade nominal - É o valor bruto que o investimento rendeu em um determinado período. (Exemplo ➔ 15% nos últimos 12 meses)
  • Rentabilidade real - Taxa de rentabilidade nominal com desconto da inflação do período. (Exemplo ➔ 15% de rentabilidade nominal nos últimos 12 meses – 5% de inflação acumulada nos últimos 12 meses = 10% de rentabilidade real nos últimos 12 meses).

O que é carrego?

O carrego é o quanto um ativo de renda fixa gera de rendimentos de hoje até a sua data de vencimento.

O que é alavancagem?

Alavancagem é a utilização de instrumentos financeiros que permitem uma exposição de investimento maior que o patrimônio envolvido na operação. Contratos de derivativos ou empréstimos viabilizam a execução de alavancagens.

Quando utilizadas em fundos de investimento as operações de alavancagem visam potencializar os retornos, mas implicam também num aumento do risco.

Mecanismos do mercado financeiro:

  • Hedge: Mecanismo que tem objetivo de proteger operações financeiras de alguma variação de preços indesejada.
  • Swap: Operação financeira em que ocorre troca de posições entre investidores em relação ao risco e retorno, nada mais é do que uma troca de riscos entre duas partes.

Tipos de investidores:

  • Qualificados: Investidores profissionais; Pessoa física ou jurídica que possua mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras e ateste essa condição por escrito; Pessoa física que possua certificação aprovada pela CVM para exercício da atividade de agente autônomo, administrador de carteiras, analista ou consultor de valores mobiliários.
  • Profissional: Pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em montante superior a R$ 10.000.000,00 e que confirmem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio;

Derivativos:

  • Categoria de ativos financeiros que derivam de outros ativos e possui vencimento futuro, como commodities taxa de juros, moedas, ações, títulos, entre outros. Exemplos: Contratos Futuros, opções, swap, contrato a termo.

Vacância

  • Vacância Física - Área bruta locável vaga de um empreendimento imobiliário.
  • Vacância Financeira - Está relacionada à diferença entre a receita de locação potencial de um empreendimento imobiliário em comparação com a receita de locação atual.

Volatilidade - Medida de risco que indica as variações do preço de um ativo. Quanto mais o preço de uma ação varia num período curto, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando esta ação, e, por isso, a volatilidade é uma medida de risco.

O que é marcação a mercado e Marcação na curva?

Marcação à mercado é uma precificação de algum título de acordo com o valor que esse mesmo ativo está sendo negociado no mercado. Já a marcação na curva é a precificação de um ativo de acordo com a rentabilidade dele até determinada data.    

O que é spread de crédito?

Taxa acima do benchmark paga por um título. Ex: IPCA (benchmark) +7,30% (spread de crédito).

O que é alfa?

É um indicador que mede a rentabilidade de um fundo de investimento acima de um determinado índice de referência. Um alfa positivo significa que o fundo obteve retorno superior ao seu índice de referência.

Alfa é utilizado como um indicador de desempenho para os fundos de gestão ativa, dado que esses fundos têm o objetivo de superar seus índices de referência.

O que é beta?

Beta é um indicador que mede a resposta de variação percentual de preços de um ativo em função da variação percentual de um índice ou de uma carteira de referência.

No caso do índice Ibovespa: se uma ação se comporta exatamente como o índice, dizemos que a ação apresenta beta=1 (beta igual a um); se uma ação apresentar uma variação maior que o índice, porém no mesmo sentido, a ação apresenta beta>1 (beta maior do que um); e se uma ação apresentar uma variação menor que o índice, porém no mesmo sentido, a ação apresenta 0<beta<1 (beta menor do que um).

Beta é utilizado como um indicador de eficiência para os fundos de gestão passiva. Esses fundos têm o objetivo de replicar seus índices de referência e, dessa forma, buscam obter um beta=1.

O que é EBITDA?

EBITDA é a abreviação de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, o resultado operacional de uma empresa antes que sejam contabilizados gastos com o pagamento de juros, depreciação, impostos devidos e abatimento de dívidas.

Para muitos analistas, a margem EBITDA é um parâmetro importante na avaliação do valor de uma empresa. Ela considera apenas as receitas e as despesas associadas ao negócio e revela, assim, o lucro operacional da companhia.

O que é IPO?

IPO, é a abreviação de Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. Representa a abertura de capital de uma empresa, ou seja, a primeira vez que a empresa emite ações para serem compradas por investidores no mercado.

O que é follow-on?

Já o follow-on é uma oferta subsequente de ações realizada por uma empresa que já está listada na bolsa de valores. Ou seja, no follow-on, a empresa já tem ações negociadas no mercado e está oferecendo mais ações aos investidores para poder capital da empresa.

SMALL CAPS?

Classificação dada a ações de empresas com pequena capitalização, ou seja, que atualmente possuem um valor menor de mercado e tem um potencial de retorno alto no longo prazo.

Termos econômicos:

Hawkish: Faz referência ao voo de uma águia, que é mais alto, ou seja, é um tom que segue numa direção de política monetária restritiva, como o aumento de juros.

 Dovish: Faz referência ao voo de um pombo, que é mais baixo, ou seja, é um tom que segue numa direção de política monetária expansionista, como a redução de juros.

Instituições

O que é BACEN?

BACEN é a abreviação para Banco Central do Brasil. É o órgão executivo responsável pela supervisão e regulamentação do sistema financeiro nacional. Cabe ao BACEN a condução da política monetária, o controle da inflação e o zelo pelas normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O que é CVM?

CVM é a abreviação de Comissão de Valores Mobiliários, órgão federal normativo, criado para desenvolver, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários não emitidos pelo sistema financeiro ou pelo Tesouro.

O que é ANBIMA?

ANBIMA é a abreviação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Seus associados são instituições do mercado financeiro como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradora. A ANBIMA tem o compromisso de representar, autorregular, informar e educar.

O selo ANBIMA, criado pela associação, identifica as instituições filiadas a ela que aderiram ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. O Selo ANBIMA também pode ser entendido como uma demonstração de que a instituição que o detém preocupa-se em aprimorar a relação de confiança e lealdade que se estabelece entre os quotistas dos Fundos de Investimento e o gestor desse fundo. A ANBIMA verifica regularmente se as detentoras do selo estão praticando a divulgação de informações sobre os fundos de forma transparente, visando seu entendimento fácil e correto por parte dos investidores.

Siglas

O que é S&P 500?

O S&P 500 é um índice do mercado de ações norte-americano composto pelas 500 companhias com maior capitalização de mercado nos Estados Unidos. O índice S&P 500 é calculado pela consultoria e agência de ratings americana Standard and Poor’s, que leva a sigla em seu nome.

O S&P 500 é um dos benchmarks mais utilizados como base de comparação de performance de carteira com exposição a ações americanas. Alguns fundos de ações e multimercados no Brasil também usam S&P 500 como benchmark.

O que é dólar PTAX?

A taxa PTAX é uma média de todas as taxas de conversão Real X Dólar praticadas no mercado durante o dia, e é calculada pelo Banco Central. Assim, a Ptax é uma taxa de referência para operações em moeda estrangeira que são realizadas no Brasil.

O que é CDI?

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. Ele serve para que os bancos emprestem e tomem recursos entre si de um dia para o outro, já que o CDI tem prazo de vencimento de um dia útil. É a principal referência de rentabilidade das aplicações de renda fixa, a taxa do CDI acompanha de perto a Selic.

O que é Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom).

O que é IPCA?

Inflação é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação e o mais comum no mercado, utilizado para medir a variação média dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias Brasileiras.